Gostaste? Achaste razoável? Curta

Análises

Motherboard ASUS PRIME Z370-A

Teste da ASUS PRIME Z370-A, Motherboard para processadores Intel Core i de oitava geração, com foco na relação custo/benefício.

O chipset Z370 é o modelo topo de gama para processadores Intel Core i de oitava geração (“Coffee Lake”). Apesar das Motherboard para esta geração de processadores utilizarem o mesmo soquete LGA1151 das duas gerações anteriores, elas não são compatíveis com processadores Intel Core i de sexta (“Skylake”) e sétima (“Kaby Lake”).

Mas o Z370 é idêntico ao seu antecessor Z270, oferecendo 24 pistas PCI Express 3.0 controladas pelo chipset, seis portas SATA-600, suporte a memória Optane e às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD padrão SATA como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).

Slots

A ASUS PRIME Z370-A vem com três slots PCI Express 3.0 x16 e quatro slots PCI Express 3.0 x1. Os dois primeiros slots PCI Express x16 funcionam na configuração x16/x0 ou x8/x8, e o terceiro trabalha sempre na velocidade x4. Os dois primeiros slots PCI Express x16 têm reforços metálicos. A Motherboard suporta CrossFire com até três e SLI com até duas placas de vídeo.

Há ainda dois slots M.2 2280, um compatível com PCI Express 3.0 x4 e SATA-600, e o outro apenas com SSDs PCI Express.

Suporte à memória

Os processadores da Intel soquete LGA1151 têm um controlador de memória integrado, o que significa que é o processador – e não o chipset – que define quais as tecnologias e a quantidade máxima de memória que você pode instalar no micro. A Motherboard , no entanto, pode ter uma limitação da quantidade e tipo de memória que poderá ser instalada.

Os processadores Intel Core i de oitava geração são compatíveis com DDR4 (até 2.666 MHz ou 2.400 MHz, dependendo do modelo). De acordo com a ASUS, a PRIME Z370-A suporta memórias DDR4 até 4.000 MHz.

A ASUS PRIME Z370-A tem quatro soquetes de memória DDR4, suportando até 64 GiB nesta Motherboard caso você escolha usar quatro módulos de 16 GiB.

Para habilitar o modo de dois canais, podemos instalar nos computadores dois ou quatro módulos de memória idênticos. Para instalar apenas dois módulos de memória, usamos o primeiro e o terceiro (ou o segundo e o quarto) soquetes.

Outros recursos

A PRIME Z370-A possui LEDs RGB na placa.  A cor e o padrão de mudança na iluminação podem ser configurados tanto no setup da Motherboard quanto por meio de um programa. A Motherboard tem um conjunto de quatro LEDs também que indicam possíveis problemas na inicialização entre outros recursos para OC e teste de memória.

Regulador de tensão

O circuito regulador de tensão da ASUS PRIME Z370-A tem 8+2 fases para o processador. O regulador de tensão usa um chip controlador Digi+ ASP1400BT (projeto digital). Cada fase utiliza dois MOSFETs, um Vishay SiRA12DP e um Vishay SiRA14DP. A ASUS PRIME Z370-A utiliza capacitores sólidos e todas as bobinas são de ferrite.

Conclusões

A ASUS PRIME Z370-A é uma Motherboard bastante equilibrada para quem procura um computador para trabalho ou jogos baseado num dos novos processadores Core i de oitava geração.

Ela não traz muitas opções, mas oferece tudo aquilo que a imensa maioria dos usuários precisa. Afinal, poucas pessoas precisam de mais do que seis portas SATA-600 ou USB 3.0. Ela ainda permite usar duas placas de vídeo em SLI ou até três em CrossFire, o que também não é uma opção comum atualmente.

O circuito de áudio topo de gama é um dos destaques da placa-mãe, junto com as duas portas USB 3.1.

Assim, se você procura um computador baseado num processador Intel da nova série Coffee Lake, e procura uma Motherboard “completa” com uma relação custo/benefício adequada, a ASUS PRIME Z370-A é uma boa opção.

 

Onde Comprar: Pode selecionar esta placa num dos computadores da Logicom. Comprar Pc Gaming com a Motherboard ASUS PRIME Z370-A

Ler mais..
2 Commentários

2 Comments

  1. AlexGamer

    Janeiro 2, 2018 at 10:32 am

    Esse “UHD Graphics” foi só renomeado por questão de marketing

  2. MonsterKill

    Janeiro 4, 2018 at 11:31 am

    Achei interessante que a placa não possui conector PS2

You must be logged in to post a comment Login

Em que estás a pensar? Comente

Análises

Gráficas Nvidia vs AMD RX 5700XT

Com a chegada da gráfica AMD RX 5700 XT, há apenas uma questão. Quão forte ela será na prática?

A GeForce RTX 2070 Super (S) é realmente a gráfica mais rápida. Mas tendo em conta que é significativamente mais cara em relação à AMD RX 5700 XT, será que faz sentido optar pela gráfica da NVIDIA?

Ponto Posivito AMD RX 5700 XT:
A AMD Radeon RX 5700 XT é absolutamente uma excelente placa gráfica.
– Excelente desempenho nos jogos 1440p
– Muitos recursos e bons resultados em overclocking

Mas, é impossível ignorar o impacto da recém-lançada Nvidia GeForce RTX 2070 Super. A nova Radeon RX 5700 XT pode não ser a melhor gráfica do mercado, está abaixo ou igual aos modelos SUPER da Nvidia. Entretanto, tem apresentado bons resultados em jogos.

Ponto negativo:
As gráficas AMD Radeon ocasionamente apresentam travamentos. Recomedamos as gráficas Nvidia pelo desempenho e acima de tudo pela estabilidade dos drivers.

Teste em Jogos

Testes por techpowerup.com
Todos os jogos foram testados pela techpowerup.com usando a mesma versão do jogo. Todos os jogos são definidos com a qualidade mais alta.

Sistema de teste
Intel Core i9-9900K a 5.0 GHz
Motherboard Z390
Memória DDR4 de 16 GB
Armazenamento SSD
Fonte de Alimentação 850W
Drivers Radeon 19.7.5 e Nvidia 430.64

Análise completa em
https://www.techpowerup.com/review/sapphire-radeon-rx-5700-xt-pulse/7.html

Vídeo Youtube Testes
https://www.youtube.com/watch?v=aBI6tgw8HtA&feature=youtu.be&t=10

Ler mais..

Análises

Quanto tempo pode durar um PC Gaming topo de gama?

Os jogadores aficionados por gráficos de alta qualidade vivem discutindo se vale mais a pena investir numa consola ou num computador robusto para jogos. É claro que os defensores dos PCs têm argumentos favoráveis devido às inovações anuais de hardware.

Todavia, nesse tipo de situação sempre surgem questionamentos quanto à duração de um PC gamer, já que os jogos ficam mais modernos e exigem maior performance a cada ano. As peças têm limitações e inevitavelmente não entregarão o mesmo desempenho depois de um tempo.

Esse é o tipo de coisa que não afeta tanto o público que aposta em vídeo games. Tais aparelhos são projetados para rodar os títulos sem que o jogador tenha de se preocupar com a compatibilidade ou ajustes de gráficos.

Já o pessoal que aposta no computador tem alguns inconvenientes: o preço elevado de uma máquina topo de gama, a queda na performance geral do equipamento ao longo dos anos e a necessidade de ajustes na qualidade gráfica.

Mas afinal, qual é a vida útil de um PC Gaming topo de gama?

Para uma análise rápida, podemos entender que um PC gamer topo de gama pode ter uma vida útil de aproximadamente 7 anos, que é mais ou menos o tempo que as produtoras vão demorar para migrar os seus games para novas APIs, o que por consequência vai requisitar mais das máquinas. Pense nisso, mesmo com a popularização do DirectX 12, algumas produtoras ainda mantêm o suporte até para o DirectX 10. E o que isso quer dizer? Na teoria, isso significa que uma placa de 2006 (como a GeForce 8800 GTX) ainda pode rodar alguns jogos lançados em 2019.

Agora, comparando com as consolas, podemos perceber que um PC topo de gama tem quase o mesmo tempo de vida. E você, o que pensa sobre isso?

 

Ler mais..

Análises

Teste do processador Core i5-9400F

Está em duvida em qual processador escolher? Conheça o Core i5-9400F, processador da nova geração/9ª Intel.

Este processador apresenta a melhor relação performance e custo se o objetivo for para jogos. A linha F tem o diferencial de não incluir gráficos integrados, o que seria uma boa opção para um PC Gamer. Porque é importante dizer e recomendado optar pelas gráficas dedicadas Nvidia ou AMD se quiser obter um grande desempenho/FPS e sem travamentos.

Frequência base 2.9GHz
Freqüência Turbo 4.1GHz
Cores/threads 6/6
Potência de design térmico (TDP) 65W

Teste em games

Selecionamos alguns testes para comparar o desempenho dos processadores, sendo sempre a mesma gráfica, uma RTX 2080 Ti e configurações semelhantes.

GTA V – Resolução 1920×1080 – DX11, Ultra

GTA V – Resolução 4K, 3840×2160 – DX11, Ultra

Battlefield 1 – Resolução 1920×1080 – DX11, Ultra

Battlefield 1 – Resolução 4K, 3840×2160 – DX11, Ultra

Resumo

O Core i5-9400F é um bom processador para jogos. Com seis núcleos e threads apresenta um grande desempenho. A Intel fez progressos significativos no desempenho com seus processadores de 9ª geração, mas os ganhos abundantes são mais evidentes nos processadores Intel i9-9900K com oito núcleos e 16 threads.

Ler mais..

Computadores